terça-feira, 17 de março de 2020

Acasalamento formigas Quenquém ( Gênero Acromyrmex)


Gênero Acromyrmex

Formigas Quenquém
Vídeo: Macho na tentativa de acasalamento

Reino:    Animalia
Filo:  Arthropoda
Classe:  Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
Género: Acromyrmex Mayr, 1865


Quenquém é o  nome comum dirigido a diversas formigas do gênero Acromyrmex,que se parecem com  às saúvas quanto aos hábitos gerais, embora façam ninhos subterrâneos, constituídos por uma única panela e com entradas caracterizadas pela presença abundante de hastes de capim. Também são conhecidas pelas alcunhas de carreira, carregadeira, chanchã, formiga-caiapó, formiga-carreira, formiga-carregadeira, formiga-cortadeira, formiga-de-monte, formiga-de-nós, formiga-mineira, formiga-quenquém e quenquém-de-monte.                

 Longino (Formigas da Costa Rica) - As espécies de Acromyrmex são verdadeiras cortadeiras. Em comparação com Atta (Saúvas) , eles têm uma predileção maior por flores e frutos. Suas colônias são menores (milhares de operárias em vez de milhões) e as colunas de forrageamento são geralmente em fila única e esparsas. Seus ninhos estão geralmente em cavidades pré-formadas e eles fazem poucas escavações por conta própria.

Morfologicamente, eles estão imprensados ​​entre Atta (saúvas) e Trachymyrmex . Atta possui colônias muito grandes, forte polimorfismo de tamanho de operária e um dorso gastral liso. Os traquimirmex têm colônias menores, geralmente operárias monomórficas menores e um dorso gastral tuberculado. Acromyrmex tem tamanhos de colônia intermediários, forte polimorfismo de trabalhadores (mas os principais trabalhadores não são tão diferenciados quanto Atta majors) e o gaster é tuberculado. Operadores individuais de Acromyrmex podem ser difíceis de diferenciar de Trachymyrmex em uma chave.

Na Costa Rica, existem poucas espécies de Acromyrmex . Em habitats de planície e sazonalmente secos, geralmente há uma ou duas formas do complexo de espécies Acromyrmex octospinosus . Em áreas montanas úmidas a úmidas, o Acromyrmex coronatus domina.

Schultz et al. (1998) descobriram espécies crípticas no complexo A. octospinosus no Panamá, e pode-se esperar que uma complexidade semelhante ocorra na Costa Rica. Três espécies no complexo na Costa Rica ( octospinosus , Acromyrmex echinatior , Acromyrmex volcanus ), mas a base morfológica para as distinções é pequena e alguma pesquisa concentrada no grupo poderia facilmente redesenhar os limites das espécies. Fonte Wikipédia.


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário