sábado, 12 de janeiro de 2019

Aranha cuspideira (Scytodes fusca)


Scytodes fusca

Aranha Cuspideira

Classe Arachnida, Ordem Araneae, Família Scytodidae. Essas são as principais classificações da aranha Scytodes fusca, conhecida popularmente como aranha cuspideira ou aranha-esguicho. Ela é uma espécie bastante singular, principalmente devido ao seu modo de caça e ao veneno que produz.



A aranha cuspideira (Scytodes fusca) é encontrada em diversas regiões do mundo, incluindo América do Sul, África e Ásia. Ela é geralmente encontrada em locais com vegetação, como florestas, jardins e campos. Seu corpo é relativamente pequeno, com cerca de 6 a 8 milímetros de comprimento, e sua cor varia de castanho claro a escuro.

Uma das características mais marcantes da aranha cuspideira é sua habilidade de atirar um líquido pegajoso em suas presas. Esse líquido, produzido em suas glândulas salivares, é uma mistura de veneno e proteínas que gruda na vítima e dificulta sua fuga. A aranha cuspideira pode atirar esse líquido a uma distância de até 30 centímetros, e sua precisão é impressionante.

Além disso, a aranha cuspideira é uma caçadora noturna e suas presas incluem outros artrópodes, como formigas, moscas e mariposas. Ela é capaz de perseguir suas presas e atirar o líquido venenoso nelas antes de atacá-las. Esse método de caça é bastante eficiente, pois permite que a aranha capture presas maiores do que ela.

O veneno da aranha cuspideira contém uma mistura de várias toxinas, incluindo enzimas proteolíticas e neurotoxinas. Essas toxinas têm diferentes efeitos sobre as presas da aranha. As enzimas proteolíticas ajudam a digerir o tecido das presas, enquanto as neurotoxinas podem afetar o sistema nervoso da vítima.

Embora a picada da aranha cuspideira não seja considerada perigosa para os humanos, ela pode causar dor e irritação na área afetada. Em alguns casos, a picada pode resultar em uma reação alérgica, especialmente em pessoas sensíveis a venenos de aranhas. No entanto, esses casos são raros e a maioria das pessoas não sofre danos graves por uma picada de aranha cuspideira.

Em resumo, a aranha cuspideira é uma espécie bastante singular e fascinante. Sua habilidade de atirar um líquido venenoso em suas presas e sua técnica de caça noturna a tornam uma espécie bastante adaptada a diferentes ambientes. Embora seja importante tomar precauções ao lidar com aranhas, a aranha cuspideira não é considerada uma ameaça significativa para os humanos.

A aranha cuspideira (Scytodes fusca)  tem este nome devido a uma  característica especial que ela tem de aprisionar sua presa. Ela se utiliza de uma tática que consiste em lançar um jato de teia  venenoso  sobre sua vitima, prendendo-a com  facilidande. O veneno contido na teia faz com que a presa fique imobilizada.  É considerada uma aranha territorialista, pois são agressivas com outros adultos de sua espécie. Sua teia é bem  pegajosa e resistente e pode prender insetos bem maiores que a própria Scytodes fusca, após atingida pela  teia a vitima  tem pouco sucesso de fuga. A Scytodes fusca Possui seis olhos ,  e muitas vezes confundida ela é  com a aranha marrom. É considerada uma aranha inofensiva para os seres humanos e  benéfica, pois pode capturar insetos prejudicais ao ser humano como moscas e mosquitos e até mesmo outras aranhas perigosas com a aranha-marrom cuja picada pode trazer grandes danos a saúde humana. Ingles: Brown spitting spider

CLASSIFICAÇÃO CIENTIFICA
Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Subfilo:Chelicerata
Classe:Aracnídeos
Ordem:Araneae
Infra-ordem:Araneomorphae
Família:Scytodidae
Gênero:Scytodes
Espécies:Scytodes fusca


Nenhum comentário:

Postar um comentário