segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Carrapato de cães : Dog tick ( Rhipicephalus sanguineus )



DESCRIÇÃO:

Nesta fase de desenvolvimento os carrapatos então repletos de sangue e abandona seu hospedeiro e procuram lugares mais altos para procriarem Apos o nascimento, as larvas procuram um novo hospedeiro, continuando assim o ciclo de vida.A espécie que ataca os cães é Rhipicephalus sanguineus.

Este carrapato é comum em cães e as altas infestações provocam desde leves irritações até anemia por ação espoliadora. O carrapato pode atacar qualquer região do corpo, porém é mais frequente nos membros anteriores e nas orelhas. É considerado o principal transmissor da babesiose canina e da Erlichiose ("doença do carrapato"); a transmissão pode ser transovariana, pode também transmitir vírus e bactérias. Pode atacar o homem causando dermatites.

CONTROLE

O controle faz-se através da aplicação de banhos carrapaticidas nos cães, repetindo-se o tratamento duas ou três vezes com intervalos de 14 dias, em conjunto com limpeza dos canis e aplicação de acaricidas nas paredes e pisos das instalações. Pode-se usar carrapaticida tópico tipo Fontline de mês em mês durante uns 6 meses até que o ambiente esteja livre, evitado que o animal tenha contato com ambiente onde possa ter larvas do carrapato para que não haja infestação novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário