quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Pato-de-madeira (Aix sponsa)

Pato-de-madeira (Aix sponsa)

                                                                   Pato-de-madeira (Aix sponsa)


 

O Pato-de-madeira (Aix sponsa): A Joia Iridescente dos Buracos de Árvore


O Pato-de-madeira (Aix sponsa), frequentemente chamado Wood Duck em inglês, é amplamente considerado um dos patos mais belos da América do Norte. O macho exibe uma plumagem iridescente espetacular, e o comportamento incomum da espécie de nidificar em cavidades de árvores (buracos) e troncos o distingue de quase todos os outros patos do continente.

Classificação Taxonômica

O Aix sponsa é um pato dabbling (que se alimenta na superfície), pertencente à família Anatidae. Ele é o único membro do seu gênero na América do Norte, com seu único parente próximo sendo o Pato-mandarim asiático (Aix galericulata).

Nível TaxonômicoClassificação
ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseAves
OrdemAnseriformes
FamíliaAnatidae (Patos, Gansos e Cisnes)
GêneroAix
EspécieAix sponsa

Distribuição e Habitat

Abrangência Geográfica

O Pato-de-madeira tem uma distribuição ampla na América do Norte, concentrada principalmente na metade oriental do continente, mas com populações significativas também na Costa do Pacífico (Califórnia, Oregon, Washington).

Migração

Embora algumas populações do sul sejam residentes (não migratórias), a maioria das populações do norte migra para passar o inverno no sul dos EUA e no México, seguindo as rotas migratórias do Atlântico e do Mississipi.

Habitat

Eles são encontrados em habitats de água doce, preferindo áreas com muita vegetação arbórea, como pântanos arborizados, florestas de planície (bottomland forests), lagoas com margens densamente arborizadas e riachos de floresta. A presença de árvores maduras é crucial para a nidificação.

Morfologia e Plumagem

O macho na plumagem nupcial é uma explosão de cores, tornando a espécie inconfundível:

  • Macho (Draker): A cabeça e o pescoço são de um verde iridescente, roxo e azul-escuro, com duas proeminentes listras brancas que se estendem da base do bico até a nuca. O peito é castanho-avermelhado, o abdômen é branco e as costas são iridescentes e escuras. O olho é vermelho-vivo.

  • Fêmea (Hen): É mais discreta, principalmente marrom-acinzentada, com uma mancha branca proeminente ao redor dos olhos e penas iridescentes nas asas.

  • Iridescência: As cores do macho são cores estruturais (semelhantes às do Gaio-azul), criadas pela forma como a luz se difrata na microestrutura das penas, resultando em tons metálicos brilhantes.

Comportamento de Nidificação Único

O Pato-de-madeira é um dos poucos patos norte-americanos que nidificam em cavidades, um comportamento que quase levou a espécie à extinção no século XX.

  • Ninhos em Buracos: A fêmea nidifica em buracos de árvores naturais ou em cavidades escavadas por grandes pica-paus (como o Pica-pau-de-penacho), localizados perto ou sobre a água.

  • O Grande Salto: Após a eclosão, a fêmea chama os filhotes de baixo. Os ducklings (patinhos), que nunca viram o chão, saltam da cavidade (que pode estar a até 15 metros de altura) um após o outro. Eles caem ilesos graças ao seu peso leve e penugem fofa.

  • Caixas Ninho (Nest Boxes): Devido à perda de árvores maduras, a espécie depende fortemente de programas de conservação que instalam caixas ninho de madeira feitas pelo homem, o que foi crucial para sua recuperação populacional.

Dieta

O Pato-de-madeira é um pato dabbling que se alimenta principalmente da superfície da água ou em águas rasas, mergulhando a cabeça:

  • Alimentos Vegetais: Sementes de gramíneas, bolotas (muito importantes no outono) e frutos de pântano.

  • Alimentos Animais: Insetos, larvas e pequenos invertebrados aquáticos.


O Pato-de-madeira é um triunfo da conservação moderna. Resgatado da beira da extinção pela proibição da caça predatória e pela implantação de caixas ninho, ele é hoje uma presença comum e esplêndida nas vias navegáveis arborizadas da América do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário