quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Animal ameaçado e extinção conheça o Quoll-setentrional (Dasyurus hallucatus)


 O quoll-setentrional, também conhecido pelo nome cientifico de Dasyurus hallucatus, é uma espécie de marsupial endêmica da Austrália e pertence à família Dasyuridae. Ele é o menor entre as quatro espécies de quoll na Austrália, com fêmeas pesando entre 350-690g e machos pesando 540-1120g. Seu comprimento corporal varia entre 20,2 à 34,5 cm. A espécie foi descrita pela primeira vez em 1842 pelo famoso naturalista John Gould.

O quoll-setentrional se alimenta principalmente de invertebrados, mas também consome frutos carnosos e uma ampla variedade de vertebrados, incluindo pequenos mamíferos, aves, lagartos, serpentes e sapos. Uma característica notável desta espécie é que os machos morrem após o acasalamento.



O habitat natural do quoll-setentrional inclui regiões rochosas e florestas abertas de eucalipto e está presente nas regiões de Pilbara na Austrália Ocidental, Território do Norte e sudeste de Queensland. Há várias populações disjuntas da espécie.

Existem quatro subespécies conhecidas do quoll-setentrional, incluindo D. h. exilis, D. h. nesaeus, D. h. predator e D. h. quoll. No entanto, a forma D. h. quoll é considerada sinônimo de D. hallucatus.



O Dasyurus hallucatus é uma espécie de marsupial encontrada apenas na Austrlia. Também é conhecido por nomes como quoll-setentrional, satanellus e njanmak. É a menor das quatro espécies de quoll da Austrália, com fêmeas pesando entre 350-690g e machos pesando 540-1120g. A primeira descrição desta espécie foi feita em 1842 pelo naturalista John Gould.

O quoll-setentrional se alimenta principalmente de invertebrados, mas também come frutas carnudas e uma ampla variedade de vertebrados, incluindo pequenos mamíferos, aves, répteis e sapos. É interessante notar que os machos morrem após o acasalamento.

O habitat desta espécie varia desde a região de Pilbara na Austrália Ocidental até o sudeste de Queensland e é mais comum em florestas abertas de eucalipto e regiões rochosas.

Existem várias subespécies de Dasyurus hallucatus, incluindo D. h. exilis, encontrada em Parry Creek, Austrália Ocidental, D. h. nesaeus, encontrada na Gruta Eylandt no Golfo da Carpentaria, D. h. predator, encontrada em Utingu na Península do Cabo York e D. h. quoll, encontrada no norte de Queensland.


Nenhum comentário:

Postar um comentário