segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Magnífico Riflebird (Ptiloris magnificus)

Ptiloris magnificus

Magnífico Riflebird


Esta espécie costumava ser colocada em seu próprio gênero, Craspedophora Gray , 1840, que agora é um subgênero de Ptiloris .  O nome comum "riflebird" vem da semelhança de sua plumagem preta aveludada com o uniforme da Brigada de Rifle do Exército Britânico .

Descrição 

Esta ave é uma ave de tamanho médio, podendo chegar a 34 cm de comprimento. O macho é ave-do-paraíso preto aveludado com plumas alongadas nos flancos filamentosos pretos, uma coroa azul-esverdeada iridescente, um peito largo em forma de triângulo e nas penas centrais da cauda. Tem um bico preto curvo , boca amarela, pés enegrecidos e uma íris marrom escura . A fêmea é acastanhada com manchas escuras e barras amareladas abaixo com uma sobrancelha branca. O macho imaturo se assemelha ao macho, mas com menos plumas na cauda. 

Comportamento e Biologia 

A dieta do magnífico riflebird consiste principalmente de frutas e uma variedade de invertebrados, como aranhas, milípedes, etc.  Os machos são polígamos e realizam exibições solitárias de corte em um 'poleiro dançante'. Durante essas exibições, o macho estende totalmente as asas e levanta a cauda; ele sacode para cima enquanto balança a cabeça de um lado para o outro, mostrando seu escudo metálico azul-esverdeado e produzindo um som distinto de "woosh" enquanto bate as asas. Várias fêmeas observarão essas exibições e, se estiverem satisfeitas com o desempenho, recompensarão o macho com direitos de acasalamento. As fêmeas posteriormente constroem ninhos, incubam, chocam e alimentam os filhotes sem a ajuda do macho. 

Taxonomia e Subespécies 

Agora considerado uma espécie separada, o rosnado riflebird ( Ptiloris intercedens ) ainda é ocasionalmente considerado coespecífico com o magnífico riflebird, embora a análise genética tenha provado que ele merece um status específico. O magnífico riflebird tem duas subespécies:

Ptiloris magnifica alberti Vieillot , 1819
Ptiloris magnifica magnifica, Elliot, 1871

Nenhum comentário:

Postar um comentário