Nemopilema nomurai
Água-viva de nomura
Água-viva de Nomura ( Nemopilema nomurai ) é uma rhizostome água-viva muito grande , na mesma classe de tamanho como a água-viva juba de leão , o maior cnidários no mundo. É comestível, mas não é considerado de alta qualidade. É a única espécie do gênero monotípico Nemopilema .
O diâmetro desta espécie quando totalmente crescida é ligeiramente maior do que a altura de um ser humano médio. A espécie foi nomeada em homenagem ao Sr. Kan'ichi Nomura , Diretor Geral da Estação Experimental de Pesca da Prefeitura de Fukui , que no início de dezembro de 1921 enviou um espécime em um tanque de madeira 72 litros para o Professor Kishinouye , que descobriu que era desconhecido e passou algum tempo na estação para estudar os espécimes vivos.
Crescendo até 2 m (6 pés 7 pol.) De diâmetro e pesando até 200 kg (440 lb), a água-viva de Nomura reside principalmente nas águas entre a China e o Japão, principalmente centralizadas no Mar Amarelo e no Mar da China Oriental . O florescimento populacional parece estar aumentando com frequência nos últimos 20 anos. Possíveis razões para o aumento da população em Medusa de Nomura incluem mudança climática, pesca predatória e modificação costeira adicionando substrato para pólipos produtores de assexuações .
O organismo Nemopilema nomurai é um dos maiores de todas as espécies de água-viva, atingindo um diâmetro de sino de aproximadamente 2m e um peso úmido de 200 kg (Kawahara, 2006). Nemopilema nomurai capturado em torno de Tsushima e nas Ilhas Iki tinha um corpo esbranquiçado translúcido, com capuletos e braços orais rosados ou avermelhados, e gônadas imaturas transparentes. As medusas têm dois tipos principais de músculos: células epiteliomusculares e células musculares estriadas. Os pesquisadores descobriram que famílias de genes que estão intimamente associadas ao músculo estriado foram expressas na porção do sino da água-viva, fornecendo evidências de que o músculo estriado desempenha um papel significativo na motilidade da água-viva.
Em 2009, uma traineira de pesca de 10 toneladas métricas (11 toneladas) , a Diasan Shinsho-maru, virou em Chiba, na Baía de Tóquio, enquanto sua tripulação de três homens tentava puxar uma rede contendo dezenas de águas-vivas de Nomura; os três foram resgatados por outra traineira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário