sábado, 20 de novembro de 2021
Comportamento animal (Cães destruidores)
terça-feira, 16 de novembro de 2021
Baleia azul, animal em extinção, maior ser vivo do mundo de todos os tempos (Balaenoptera musculus)
Anhuma (Anhima cornuta)
domingo, 14 de novembro de 2021
Besouro do Tenébrio Gigante (Zophobas morio)
sábado, 13 de novembro de 2021
Azulona, Grey Tinamou (Tinamus tao)
sexta-feira, 12 de novembro de 2021
Inhambu Guaçu (Crypturellus obsoletus)
Inhambu chororó (Crypturellus parvirostris)
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
Mosca branca com faixa preta (Anthomyia illocata ) ou Anthomyia oculifera
Mosca Branca com Faixa Preta (Anthomyia illocata): Um Inseto Misterioso no Brasil
A natureza está cheia de espécies fascinantes que despertam curiosidade e, às vezes, surpresa. Entre esses insetos, a mosca branca com faixa preta, cientificamente conhecida como Anthomyia illocata (Walker, 1856), chama atenção por sua aparência marcante e hábitos pouco conhecidos.
Classificação Científica
-
Reino: Animalia
-
Filo: Arthropoda
-
Classe: Insecta
-
Ordem: Diptera
-
Família: Anthomyiidae
-
Gênero: Anthomyia
-
Espécie: Anthomyia illocata
Identificação e Características
A Anthomyia illocata é facilmente reconhecível por sua coloração branca contrastada com faixas pretas no corpo, uma característica que não é comum em todas as espécies do gênero Anthomyia. Seu tamanho é relativamente pequeno, típico das moscas, mas a combinação de cores a torna visualmente distinta.
Algumas características principais incluem:
-
Corpo predominantemente branco com faixas negras longitudinais.
-
Antenas curtas e finas.
-
Olhos grandes e compostos, típicos das moscas.
-
Presença em ambientes variados, mas frequentemente associada a áreas rurais ou próximos a alimentos em decomposição.
Distribuição e Ocorrência
No Brasil, Anthomyia illocata é considerada uma espécie rara. Registros recentes indicam sua presença em estados como Minas Gerais, onde observações mostraram indivíduos com a clássica faixa preta e branca. Apesar de rara, sua identificação é importante para estudos de biodiversidade e ecologia de insetos.
Comportamento e Ecologia
Embora ainda pouco estudada, sabe-se que a Anthomyia illocata compartilha comportamentos comuns a outras moscas do gênero Anthomyia, como:
-
Alimentação: Se alimenta de matéria orgânica em decomposição, sendo parte importante no processo de reciclagem de nutrientes.
-
Ciclo de vida: Passa pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto, com os estágios imaturos geralmente em ambientes ricos em matéria orgânica.
-
Interações: Não é considerada perigosa para seres humanos, mas pode ser um indicativo da presença de matéria orgânica em decomposição.
Curiosidades
-
Apesar do nome “mosca branca”, a presença das faixas pretas é um traço que distingue a Anthomyia illocata de outras moscas brancas.
-
Sua raridade no Brasil torna cada observação valiosa para pesquisadores e entusiastas de entomologia.
-
Fotografias e vídeos desta espécie geram grande interesse por sua aparência exótica e diferenciada.
Conclusão
A Anthomyia illocata é um exemplo fascinante da diversidade de moscas no Brasil. Sua aparência única e ocorrência rara tornam-na um objeto de estudo interessante para cientistas e um motivo de fascínio para quem ama a natureza. Observar e registrar espécies como essa ajuda a compreender melhor a complexidade dos ecossistemas e a importância de cada pequeno inseto no equilíbrio ambiental.
Galinha-d'angola (Numida meleagris)
Numida meleagris
A galinha-d'angola (Numida meleagris) é uma ave da ordem dos galináceos, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental. É a mais conhecida da família das aves Numididae, e o único membro do gênero Numida.Trata-se de uma ave que, em geral, só realiza cruzamento com exemplares da própria raça. Por isso, os pintainhos resultantes do acasalamento entre galinhas-d’angola e galos de qualquer outra espécie não têm raça reconhecida, sendo identificados apenas como aves híbridas. Mais fotos - Filhote Franga
Comportamento
As aves ficam nervosas facilmente. São extremamente agitadas, muitas vezes chegando ao estresse. São aves de bando: vivem em bandos, locomovem-se em bandos e precisam do bando para se reproduzir, pois só assim sentem estímulo para o acasalamento. E, como grupo, são organizadas. Cada grupo tem seu líder, o que é fácil de constatar no momento em que se alimentam: o líder vigia enquanto seus companheiros comem e, só depois de verificar que está tudo em ordem, é que começa a comer. São aves rústicas e fáceis de criar, exceto num ponto: deixadas soltas, escondem os ninhos com o requinte de botar os ovos em camadas e ainda cobertos por palha ou outro material disponível. As galinhas-d'angola não são boas mães, raramente entrando no choco. Fazem posturas conjuntas, com ninhadas de até quarenta ovos, dispostos em camadas. Desta forma, somente os ovos de cima recebem o calor da ave e eclodem. São inquietas e arrastam os pintos para zonas úmidas, podendo comprometer a sobrevivência deles. Em criações em cativeiro, é recomendável recolher os ovos e colocá-los em incubadoras ou fazê-los chocar por uma galinha.
terça-feira, 9 de novembro de 2021
Macuco (Tinamus Solitarius)
Inscrever-se



