Python anchietae
Píton Angolana
A cobra Python anchietae (nomes comuns: python angolano , python do anão de Anchieta ) é um nonvenomous python espécies endêmicas para o sul da África . De acordo com Donald George Broadley (1990), esta espécie está mais intimamente relacionada à píton bola ( P. regius ) da África Ocidental, e nenhuma subespécie é atualmente reconhecida. Tem o nome do naturalista e explorador português José Alberto de Oliveira Anchieta.
Descrição
Python anchietae pode crescer até 183 cm de comprimento total (incluindo cauda). O padrão de cor é de um fundo marrom-avermelhado a marrom a quase preto, coberto com faixas e manchas irregulares de cor branca ou creme. O ventre é amarelado. Uma espécie rara raramente vista na natureza ou em cativeiro, é a única píton a ter escamas na cabeça "semelhantes a contas". Possui caroços sensíveis ao calor, cinco de cada lado da cabeça, no lábio superior. As escamas dorsais lisas estão dispostas em 57-61 linhas.
Distribuição e habitat
A Python anchietae é encontrada na África no sul de Angola e norte da Namíbia . O tipo de localidade fornecido é "Catumbella [Catumbela]" perto do Lobito, Angola. Os habitats são afloramentos rochosos ou áreas repletas de rochas em mato aberto ou pastagem. Diurnos, eles se abrigam em pequenas cavernas, beirais e fendas.
Comportamento e biologia
A Python anchietae exibe temperamento semelhante ao de seu primo mais próximo, o python ball . Ele sibila, mas é principalmente um blefe. A dieta consiste em pequenos mamíferos e pássaros. P. anchietae é ovípara , com pequenas ninhadas de quatro a cinco ovos sendo produzidos por vez. Não se sabe se as fêmeas "incubam" seus ovos como é típico dos membros desta família. Os filhotes têm 43–46 cm de comprimento.
Cativeiro
A Python anchietae é rara em cativeiro devido à longa guerra civil em Angola. Embora a guerra tenha acabado, os campos e as florestas estão cobertos de minas terrestres e poucos se atrevem a arriscar capturá-las. No entanto, no futuro, essas cobras podem se tornar muito populares em cativeiro e estão intimamente relacionadas ao Ball Python.
Nenhum comentário:
Postar um comentário