sábado, 1 de fevereiro de 2020

Escaravelho Castanho, Besouro Cartanho, Escaravelho vermelho da farinha (Tribolium castaneum)

Escaravelho Castanho, Besouro Cartanho, Escaravelho vermelho da farinha

O escaravelho vermelho da farinha ( Tribolium castaneum ) é uma espécie de besouro da família Tenebrionidae , os escaravelhos pretos. É uma praga mundial de produtos armazenados, principalmente grãos de alimentos , e um organismo modelo para pesquisa etológica  e segurança alimentar  .
O besouro de farinha vermelha ataca os grãos armazenados e outros produtos alimentícios, incluindo farinha, cereais, macarrão, biscoitos, feijão e nozes, causando perdas e danos. As Nações Unidas, em um compêndio pós-colheita recente, estimaram que Tribolium castaneum e Tribolium confusum , o besouro de farinha confuso , são "as duas pragas secundárias mais comuns de todas as plantas vendidas em todo o mundo". 
O besouro de farinha vermelha é de origem indo-australiana e menos capaz de sobreviver ao ar livre do que a espécie Tribolium confusum . Tem, como conseqüência, uma distribuição mais meridional, embora ambas as espécies estejam em todo o mundo em ambientes aquecidos. O adulto tem vida longa, às vezes vivendo mais de três anos. Embora anteriormente considerado um inseto relativamente sedentário, foi demonstrado em pesquisas moleculares e ecológicas dispersar distâncias consideráveis ​​em vôo. 
Adulto
Esta espécie se assemelha ao besouro de farinha confuso, exceto com três clubes no final de cada uma de suas antenas.
Os besouros de farinha vermelha femininos são poliândricos no comportamento de acasalamento. Dentro de um único período de cópula, uma única fêmea acasalará com vários machos diferentes. Os besouros de farinha vermelha femininos se envolvem no comportamento de acasalamento poliândrico, a fim de aumentar sua garantia de fertilidade. Ao acasalar com um número maior de machos, os besouros fêmeas obtêm uma quantidade maior de espermatozóides. A obtenção de uma quantidade maior de espermatozóides é especialmente importante, pois muitos besouros de farinha vermelha machos sexualmente ativos não são virgens e podem estar com falta de espermatozóides. É importante observar que os besouros de farinha vermelha se envolvem em poliandria para obter uma quantidade maior de espermatozóides dos machos, para não aumentar a probabilidade de encontrar espermatozóides geneticamente compatíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário