quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Serpente boomslang (Dispholidus typus )


Dispholidus typus 

(Vídeo) Simon e Souxsie(National Geographic) capturam uma serpente dentro de um trem em movimento. A Boomslang fêmea é dimórfica, marrom, tem cabeça e nariz arredondados, uma visão excelente e costuma viver em árvores e arbusto.

A sepente boomslang

A boomslang (Dispholidus typus ) é uma serpente grande, altamente venenosa da família Colubridae .Dispholidus typus é a única espécie em seu gênero , embora várias espécies e subespécies tenham sido descritas no passado. Seu nome comum significa "cobra-árvore" em africâner e holandês  - boom que significa "árvore" (um cognato de " raio ", como o alemão Baum , "árvore") e gíria que significa "cobra" (cf. German Schlange , mesmo significado). Em africâner, o nome é pronunciado [ˈBʊəmslaŋ] . Pensa-se que o boomslang esteja intimamente relacionado aos membros dos gêneros Thelotornis , Thrasops , Rhamnophis e Xyelodontophis , com os quais forma a tribo taxonômica Dispholidini
Três subespécies são reconhecidas, incluindo as subespécies nominotípicas .
D. t. kivuensis Laurent de 1955
D. t. punctatus Laurent, 1955
D. t. typus ( A. Smith , 1828)
O boomslang médio adulto é de 100 a 160 centímetros de comprimento total. Alguns excedem 183 centímetros . Os olhos são excepcionalmente grandes e a cabeça tem uma forma característica de ovo. A coloração é muito variável. Os machos são verde claro com bordas em escala preta ou azul, mas as fêmeas adultas podem ser marrons. O peso varia de 175 a 510 g , com um peso médio de 299,4 g .
Nesta espécie, a cabeça é distinta do pescoço e o canthus rostralis é distinto. A pupila do olho muito grande é redonda. O boomslang tem uma excelente visão e geralmente move a cabeça de um lado para o outro para obter uma melhor visualização dos objetos diretamente na frente. Os dentes superiores são pequenos anteriormente, com sete ou oito em número, seguidos por três dentes grandes e ranhurados, situados abaixo de cada olho. Os dentes inferiores são desiguais. O corpo está ligeiramente comprimido. As escamas dorsais são muito estreitas, oblíquas, com quilha forte, com fossas apicais, dispostas em 19 ou 21 filas. A cauda é longa e os subcaudais estão emparelhados. Os ventrais são 164–201; a placa anal é dividida; e os subcaudais são 91–131.

Área geográfica
O boomslang é nativo e restrito à África Subsaariana .

Reprodução
O boomslang é ovíparo , e uma fêmea adulta pode produzir até 30 ovos, que são depositados em um tronco de árvore oca ou tronco podre. Os ovos têm um período de incubação relativamente longo (3 meses em média) . Os filhotes machos são cinza com manchas azuis e os filhotes são marrons pálidos. Eles atingem a coloração adulta após vários anos. Os filhotes têm cerca de 20 cm de comprimento e não representam ameaça para os seres humanos, mas são perigosamente venenosos quando atingem um comprimento de cerca de 45 cm e uma circunferência tão grossa quanto o menor dedo de um adulto.

Comportamento e dieta

Boomslang no habitat natural típico
D. typus é diurno e quase exclusivamente arbóreo. É recluso e foge de qualquer coisa grande demais para comer. Sua dieta inclui camaleões e outros lagartos arbóreos ,  sapos e, ocasionalmente, pequenos mamíferos , pássaros e ovos de ninhos,  todos os quais engolem inteiros. Os boomslangs também podem canibalizar outras cobras, incluindo suas próprias espécies. ( https://animaldiversity.org/accounts/Dispholidus_typus/ ) Durante o tempo frio, ele bruma por períodos moderados, geralmente se enrolando dentro do ninho fechado de um pássaro tecelão . Muitos membros peçonhentos da família Colubridae são inofensivos aos seres humanos por causa de pequenas glândulas de veneno e dentes ineficientes. No entanto, o boomslang é uma exceção notável, pois possui um veneno altamente potente, que é liberado através de grandes presas localizadas na parte posterior da mandíbula. O boomslang é capaz de abrir suas mandíbulas até 170 ° ao morder.  O veneno do boomslang é principalmente uma hemotoxina ; desativa o processo de coagulação e a vítima pode morrer como resultado de sangramento interno e externo. Observou-se que o veneno causa hemorragia em tecidos como músculo e cérebro.  Outros sinais e sintomas incluem dor de cabeça , náusea , sonolência e transtornos mentais.
Como o veneno do boomslang tem ação lenta, os sintomas podem não se manifestar até muitas horas após a picada. Embora a ausência de sintomas forneça tempo suficiente para a aquisição de antiveneno , também pode fornecer às vítimas falsas garantias, levando a subestimar a gravidade da mordida. Às vezes, cobras de qualquer espécie podem falhar em injetar veneno quando mordem (a chamada "mordida seca"); portanto, depois de algumas horas sem efeitos visíveis, as vítimas de picadas de boomslang podem erroneamente acreditar que sua lesão não é grave ou fatal. ameaçador. Os mecanismos fisiopatológicos do veneno são diferentes em cada cobra, resultando em diferentes manifestações clínicas em cada paciente.  
Um boomslang adulto tem 1,6 a 8 mg de veneno.  Sua dose letal mediana (DL 50) em camundongos é de 0,1 mg / kg (intravenosa). 0,071 mg / kg (IV) também foram relatados.  
Em 1957, o herpetologista Karl Schmidt morreu após ser mordido por uma explosão juvenil, que ele duvidava que pudesse produzir uma dose fatal.  Ele fez anotações sobre os sintomas que experimentou quase até o fim.  DS Chapman relatou oito graves envenenamentos por boomslangs entre 1919 e 1962, dois dos quais foram fatais. O antiveneno monovalente de Boomslang foi desenvolvido durante a década de 1940. A South African Vaccine Producers fabrica um antiveneno monovalente para uso em ambientes de boomslang.  O tratamento das picadas também pode exigir transfusões de sangue completas , principalmente após 24 a 48 horas sem antiveneno. O boomslang é uma cobra tímida, e as mordidas geralmente ocorrem apenas quando as pessoas tentam manipular, pegar ou matar o animal. Quando confrontado e encurralado, ele infla o pescoço e assume uma pose impressionante em forma de "S". Os dados acima sugerem que é improvável que o boomslang seja uma fonte significativa de fatalidades humanas em toda a sua extensão geográfica.(Wikipédia)






Nenhum comentário:

Postar um comentário