quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Pangolim (Familia Manidae)


Familia Manidae

Os pangolins ou tamanduás escamosos  são mamíferos da ordem Pholidota (da palavra grega φολῐ́ς , "escala córnea"). A única família existente , Manidae , possui três gêneros: Manis , que compreende quatro espécies que vivem na Ásia; Phataginus , que compreende duas espécies que vivem na África; e Smutsia , que compreende duas espécies que também vivem na África.  Essas espécies variam em tamanho de 30 a 100 cm (12 a 39 polegadas). Também são conhecidas várias espécies extintas de pangolins.
Os pangolins têm grandes escamas protetoras de queratina cobrindo a pele; eles são os únicos mamíferos conhecidos com esse recurso. Eles vivem em árvores ocas ou tocas, dependendo da espécie. Os pangolins são noturnos e sua dieta consiste principalmente em formigas e cupins, que capturam usando a língua comprida. Eles tendem a serem animais solitários, reunindo-se apenas para acasalar e produzir uma ninhada de um a três filhotes, que são criados por cerca de dois anos.
Os pangolins são ameaçados pela caça furtiva (pela carne e escamas) e pelo desmatamento intenso de seus habitats naturais, e são os mamíferos mais traficados no mundo.  Das oito espécies de pangolim, quatro ( Phataginus tetradactyla , P. tricuspis , Smutsia gigantea e S. temminckii ) estão listadas como vulneráveis, duas ( Manis crassicaudata e M. culionensis ) estão listadas como ameaçadas de extinção e duas ( M (pentadactyla e M. javanica ) estão listadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza .
O nome pangolin vem da palavra malaia pengguling , que significa "alguém que rola".  No entanto, o nome moderno em malaio padrão é tenggiling , enquanto em indonésio é trenggiling . As etimologias dos três nomes genéricos Manis (Linnaeus, 1758), Phataginus (Rafinesque, 1821) e Smutsia (Gray, 1865) às vezes são mal compreendidas. Carl Linnaeus (1758) inventou o nome genérico neo-latino Manis, aparentemente como uma forma singular feminina do plural masculino latino latino Manes , o nome romano antigo para um tipo de espírito , após a estranha aparência do animal. Constantine Rafinesque (1821) formou o nome genérico neo-latino Phataginus do termo francês phatagin , adotado pelo Conde Buffon (1763) após o nome local relatado phatagin ou phatagen usado nas Índias Orientais . O naturalista britânico John Edward Gray nomeou Smutsia para o naturalista sul-africano Johannes Smuts (1808-1869),  o primeiro sul-africano a escrever um tratado sobre mamíferos em 1832 (no qual descreveu a espécie Manis temminckii ).
A aparência física de um pangolim é marcada por grandes escamas endurecidas em forma de placas, que são macias nos pangolins recém-nascidos, mas endurecem à medida que o animal amadurece. Eles são feitos de queratina, o mesmo material do qual são feitas as unhas humanas e as garras de tetrápodes, e são estrutural e composicionalmente muito diferentes das escamas dos répteis.  O corpo em escala do pangolim é comparável em aparência a uma pinha. Ele pode se enrolar em uma bola quando ameaçado, com suas escamas sobrepostas agindo como armadura, enquanto protege seu rosto colocando-o sob a cauda. As escamas são afiadas, fornecendo defesa extra contra predadores.  
Os pangolins podem emitir um produto químico com cheiro nocivo das glândulas próximas ao ânus, semelhante ao spray de um gambá.  Eles têm pernas curtas, com garras afiadas, usadas para escavar montes de formigas e cupins e escalar.
As línguas dos pangolins são extremamente longas e - como as do tamanduá - baleia e do morcego de néctar com lábios tubulares - a raiz da língua não está presa ao osso hioide, mas está no tórax entre o esterno e a traqueia. Os pangolins grandes podem estender a língua em até 40 cm (16 pol.), Com um diâmetro de apenas 0,5 cm (0,20 pol.).
Comportamento
 A maioria dos pangolins são animais noturnos, que usam seu olfato bem desenvolvido para encontrar insetos. O pangolim de cauda longa também é ativo durante o dia, enquanto outras espécies de pangolins passam a maior parte do dia dormindo, enroladas em uma bola.
Os pangolins arbóreos vivem em árvores ocas, enquanto as espécies que vivem no solo cavam os túneis a uma profundidade de 3,5 m (11 pés).

Alguns pangolins andam com as garras dianteiras dobradas sob o apoio para os pés, embora usem todo o apoio nos membros traseiros. Além disso, alguns exibem uma postura bípede por algum comportamento e podem dar alguns passos bipedalmente.  Os pangolins também são bons nadadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário