segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Aranha saltadora verde : Magnolia Green Jumper Spider (Lyssomanes viridis)


Lyssomanes viridis

Aranha saltadora verde : Magnolia Green Jumper Spider

Lyssomanes viridis , vulgarmente conhecida como saltadora de magnólia verde , é uma espécie de aranha  do gênero Lyssomanes , da qual é um tipo de espécie . A espécie é nativa dos Estados Unidos, sendo encontrada em grande parte do sudeste dos Estados Unidos e do Texas. Também foi relatado em partes do México, com avistamentos no sul da Guatemala e no norte de Maryland.  O salto da  aranha de magnólia verde é pequeno se comparado a outras aranhas saltadoras. As fêmeas adultas medem entre 7 a 8 mm e machos adultos 5 a 6 mm. A maioria dos espécimes apresenta cor   verde pálido, parcialmente translúcido (do qual derivam parte de seu nome taxonômico) com uma pequena franja de escamas que podem aparecer em vermelho, laranja, amarelo ou branco na coroa da cabeça, enquadrando os olhos. L. viridis tem pernas mais longas, em relação ao corpo, do que a maioria das aranhas saltadoras, com um tamanho de salto menor (aproximadamente três a quatro vezes o comprimento do corpo).  No entanto, L. viridis é semelhante à maioria dos outros salticídeos por ter olhos altamente complexos e visão bem desenvolvida que está entre os mais agudos de todos os artrópodes, além de comportamentos complexos de cognição visual; os olhos medianos anteriores têm a qualidade telefoto pela qual as aranhas saltadoras são conhecidas, mas também compartilham características com os olhos de espécies que evoluíram antes dos salticidas. Como em muitos outros Salticidae, os L. viridis machos têm quelíceras coloridas e grandes que são usadas como armas em competições e pernas dianteiras de cores semelhantes que são acenadas durante exibições agonísticas visuais. Os apêndices correspondentes das fêmeas têm cores mais suaves e declives alométricos significativamente mais baixos do que os dos machos. Quando os machos se encontram, eles acenam com as pernas dianteiras e frequentemente se aproximam até que um deles se retire com uma luta física resultante, se nenhum deles se retirar. Durante as brigas, os machos pressionam suas quelíceras e pernas dianteiras um contra o outro e empurram até que se canse e recue.

5 comentários:

  1. Encontrei uma na minha casa, no início me assustei mas parecia ser inofensiva, pesquisei mais sobre e queria perguntar. Essa espécie de aranha possui veneno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá´ Raquel ! Como todas aranhas ela possui veneno, porém ela não é uma aranha de importância médica pois seu veneno não é letal para seres humanos. As aranhas consideradas perigosas para os seres humanos no brasil são as aranhas armadeiras, aranhas marrons e aranha viúva negra que conforme o caso podem trazer sérios riscos a saúde humana. Deve-se porém evitar acidentes com estes animais mesmo aqueles que não tenham um veneno tão potente, pois algumas pessoas podem ter alergia ao veneno e então ocorrer alguma tipo de complicação na saúde.

      Excluir
  2. Caiu uma na minha mesa na Quinta da boa vista, tirei foto! Tão linda!

    ResponderExcluir
  3. Acabo de fotografar uma no quintal dos meus sogros em Esteio-RS, é realmente muito bonita e diferente.

    ResponderExcluir