sábado, 15 de setembro de 2018

Medicinal Plant - Gale of the wind, Stonebreaker or Seed-under-leaf (Phy...


Phyllanthus niruri

Phyllanthus niruri é uma planta tropical generalizada comumente encontrada em áreas costeiras, conhecida pelos nomes comuns vendaval do vento, quebra-pedras ou semente sob a folha. É um parente dos surtos, pertencente ao gênero Phyllanthus da Família Phyllanthaceae.

NOMES:
Os nomes comuns para Phyllanthus niruri incluem chanca piedra em espanhol, bhumyamalaki em Ayurveda, sampa-sampalukan em tagalo e quebra-pedra em português. A erva é conhecida como nalla usiri (నేల ఉసీరీ) em Telugu, keezha nelli (கீழாநெல்லி, uma abreviação de கீழ்க்காய்-நெல்லி, que significa 'berry under') em Tamil, nela nelli (ನೆಲ ನೆಲ್ಲಿ, ಕಿರುನೆಲ್ಲಿ ಸೂಪ್ಪು) em Kannada, keezhar nelli em Malaiala. Possui muitos outros nomes comuns em idiomas variados, incluindo dukong anak, dukong-dukong anak, amin buah, rami buah, turi hutan, bhuiaonla e meniran hijau (na Indonésia), Obukoko no idioma urhobo, nli-ndulie no idioma ukwani no Níger-Delta da Nigéria.

MEDICINA TRADICIONAL:
Phyllanthus niruri é uma planta importante do sistema indiano de medicina ayurvédica, na qual é usada para problemas do estômago, sistema genito-urinário, fígado, rim e baço.

ESTUDO CLÍNICO.
P. niruri foi investigado por seus potenciais benefícios medicinais, especialmente em termos de bloqueio da formação de cálculos renais e atividade anti-hepatite B. No entanto, há evidências científicas insuficientes de sua eficácia; uma revisão da Cochrane concluiu que "não há evidências convincentes de que o phyllanthus, em comparação com o placebo, beneficie pacientes com infecção crônica por HBV. (Sourse Wikipedia)

*******************************************************************************
Phyllanthus niruri

"Phyllanthus niruri, popularmente conhecido como" quebra-pedras "(" quebra-pedras ") é uma planta pertencente à família Euphorbiaceae com distribuição mundial e é usada na medicina popular brasileira para pacientes com urolitíase. Mais de 50 compostos foram identificados no Phyllanthus niruri, incluindo alcalóides, flavonóides, lignanas e triterpenos.Entre essas substâncias, os triterpenos inibem a citotoxicidade induzida pelo oxalato de cálcio, além de reduzir a excreção de constituintes formadores de pedras e os marcadores da deposição de cristais nos rins. Além disso, o extrato de metanol das folhas de Phyllanthus niruri contendo substâncias como lignanas e filantina apresentou atividade uricosúrica em ratos hiperuricêmicos, segundo Calixto et al., Os alcaloides extraídos de plantas do gênero Phyllanthus apresentam atividade antiespasmódica, levando ao relaxamento muscular suave, evidenciada principalmente no trato urinário, o que facilitaria a eliminação da urina cálculo obrigatório. Esses dados sugerem fortemente que Phyllanthus niruri pode ser uma fonte potencial de muitas substâncias com propriedades antilitíacas. "Curiosamente, dado que a manutenção dos níveis normais de cálcio é fundamental para a função de muitas plantas, incluindo rigidez, proteção, desintoxicação (metais pesados ​​ou ácido oxálico), equilíbrio iônico e até reflexão da luz, e como a alta concentração de cálcio livre celular pode ser perigosa para esses organismos, plantas superiores (plantas que exibem um sistema vascular) desenvolveram uma maneira muito eficiente de neutralizar os íons Ca + 2, formando complexos com As plantas produtoras de oxalato, que incluem muitas plantas cultivadas, acumulam oxalato e até 90% do cálcio total na forma de cristais de CaOx. Curiosamente, como mostra a Figura 1, cristais de CaOx refrativos vistos nas folhas de Phyllanthus niruri mantidos equidistantes, não agregam, portanto, não formam pedras, portanto, compreendem as estratégias moleculares básicas pelas quais algumas plantas são capazes de os cristais de CaOx podem fornecer informações sobre a potencial utilização dessas plantas para prevenir / tratar a urolitíase "

(Fonte SciELO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário