quinta-feira, 5 de abril de 2018

Quebra Pedra (Phyllanthus niruri)


Phyllanthus niruri

QUEBRA PEDRA
O termo quebra-pedra (também popular as designações arrebenta-pedra e erva-pombinha) é a designação comum a várias plantas do gênero Phyllanthus, da família das euforbiáceas, comumente utilizada em chás caseiros para dissolver cálculos.

1 Espécies e usos medicinais

1.1 Quebra pedra (Phyllanthus acutifolius)

1.2 Quebra pedra (Phyllanthus niruri)

1.3 Quebra pedra (Phyllanthus amarus)

1.4 Outras espécies

Espécies e usos medicinais

Quebra pedra (Phyllanthus acutifolius)

O termo quebra-pedra pode ainda remeter mais especificamente ao subarbusto Phyllanthus acutifolius de até 70 cm, com raízes utilizadas contra a icterícia, possuidor de folhas verde escuras, azuladas na parte inferior, flores hermafroditas e frutos capsulares, nativo do Brasil, encontrada praticamente em todas as regiões e muito utilizado para prevenir a formação de cálculos dos rins e da bexiga.

Quebra pedra (Phyllanthus niruri)

É comprovada a sua eficácia no combate ao vírus da hepatite B (mais especificamente a Phyllanthus niruri3 ). Fato que levou uma empresa norte-americana a patentear a planta para usá-la num medicamento contra esta doença.

Quebra pedra (Phyllanthus amarus)

Já a espécie Phyllanthus amarus apresenta substâncias anticancerígenas e anti-inflamatórias.

Outras espécies

A quebra-pedra no Brasil é também relacionada à espécie Phyllanthus tenellus, sendo que todas citadas são conhecidas por suas propriedades diuréticas e de combate aos cálculos renais. (Fonte Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário