quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Bertalha (Basella alba)


Basella alba

Bertalha
Basella alba é uma videira perene comestível da família Basellaceae . Pode ser encontrada na Ásia tropical e na África, onde é amplamente utilizada como vegetal de folha. É nativo do subcontinente indiano, sudeste da Ásia e Nova Guiné. É naturalizado na China, África tropical, Brasil, Belize, Colômbia, Antilhas, Fiji e Polinésia Francesa. Basella alba é conhecida sob vários nomes comuns , incluindo espinafre de Malabar , espinafre de videira e espinafre de Ceilão .
Requisitos de solo e clima
Basella  alba cresce bem sob a luz do sol em climas quentes e úmidos e em áreas abaixo de 500 metros  acima do nível do mar. A planta é nativa da Ásia tropical.  O crescimento é lento em baixas temperaturas, resultando em baixos rendimentos. A floração é induzida durante os meses curtos do ano. Cresce melhor em solos arenosos ricos em matéria orgânica com pH variando de 5,5 a 8,0.
Usos
Pratos de espinafre malabar na Indonésia

Nas Filipinas, as folhas deste vegetal são um dos principais ingredientes de um prato todo vegetal chamado utan que é servido com arroz. Geralmente é cozido com sardinha, cebola, alho e salsa. Na cozinha Mangaloreana de Tuluva , um molho à base de coco chamado gassi é emparelhado com a planta de Basella, fazendo uma iguaria chamada Basale gassi para ser comida com bolinhos de arroz chamados pundi embebidos durante a noite no molho ou com arroz vermelho. Algumas variações também têm pequenos camarões, amêijoas, horsegram ou peixe seco no molho. Muçulmanos Beary do litoral de Karnataka preparam Basalede kunhi pindi (pequenos bolinhos de arroz manchados em molho preparado com espinafre de Malabar e atum seco ). Na cozinha bengali, é amplamente utilizado tanto em pratos de legumes cozidos com abóbora vermelha quanto em pratos não vegetarianos, cozidos com os ossos do peixe Ilish e também podem ser cozidos com camarões. Em Andhra Pradesh , um estado do sul da Índia, um curry de Basella e Yam é conhecido popularmente como Kanda Bachali Koora [inhame e curry de Basella]. Também costumava fazer o item de lanche bachali koora bajji. Em Odisha , na Índia , é usado para fazer Curry e Saaga (qualquer tipo de prato feito com vegetais de folhas verdes é chamado Saaga em Odisha). Nos Ghats ocidentais em Maharashtra , na Índia , é usado para fazer bhaji . Também é conhecido como daento ou valchi bhaji em Konkani. Um prato Mangalorean comum é "Valchi bhaji e camarão - curry". Em Gujarat , folhas frescas grandes e macias são lavadas, mergulhadas em uma mistura de besan e fritas para fazer pakodas crocantes, popularmente chamados de "poi na bhajia". O vegetal é usado na culinária chinesa. Tem muitos nomes, incluindo água corrente vegetal. É frequentemente usado em salteados e sopas. No Vietnã, particularmente no norte, é cozido com carne de caranguejo, luffa e juta para fazer sopa. Na África, os brotos mucilaginosos são mais comumente usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário